Dicas para a escolha do melhor tênis de caminhada

Tênis - imagem

Dias atrás, minha querida amiga Juliene me trouxe uma questão: qual é o mehor tênis para fazer caminhadas ?

Pois bem, depois que eu comecei a escrever o blog, sempre que eu posso pesquiso informações técnicas  sobre equipamentos e acessórios junto aos fabricantes, nas lojas físicas junto aos vendedores e com muitos usuários que são efetivamente a melhor opinião.

Confesso que encontrei alguma dificuldade em responder objetivamente a pergunta da minha amiga.

Primeiro, porque as maiores e melhores marcas de tênis do mundo estão presentes no Brasil. Segundo, porque o mix de produtos destes fabricantes é de deixar qualquer consumidor dividido na hora de decidir a compra. Terceiro, porque todas pessoas com quem conversei têm preferências muito diferentes sobre marcas e modelos.

Considero então que independente do produto e obviamente do quanto se está disposto a desembolsar, que algumas características são muito importantes para uma boa escolha, além é claro, da consulta a um médico especialista, considerando que o tênis errado pode provocar lesões.

Vão aí algumas dicas, mas antes vamos rever a estrutura de um tênis:

estrutura tênis

  • Cabedal – é a parte do tênis que cobre os pés. É responsável por ajustar os pés ao calçado de uma forma geral.
  • Antepé – tem a função de alinhar e amortecer os movimentos da planta do pé até os dedos
  • Médio-pé – estrutura do tênis que dá estabilidade dos movimentos da planta do pé até o calcanhar
  • Calcânio – proporciona estabilidade, impulsão e evita torções
  • Entressola – amortece e distribui a pressão do impacto
  • Sola – função de aderência e amortecimento de impactos

Escolhendo seu tênis

– Escolha um que não seja 100% de couro,  ou quase todo de couro. O couro dificulta a dobradura e flexibilidade do cabedal.
– Prefira os de tecido. A maioria tem alguns detalhes em couro ou material similar  na frente e nas laterais, além de dar um aspecto bonito esses detalhes servem para dar sustentação e evitar que o tecido deforme.
– Escolha sempre os de tecido com furinhos, eles ajudam na ventilação e diminui o calor dos pés.
– O tênis tem que ser bastante flexível. Literalmente: tênis duro não vira !Entretanto abaixo da planta do pé ( entre os dedos e o calcanhar ) a sola tem que ser resistente – esta parte do tênis se chama Médio-pé, e tem que ser resistente para evitar torções.
– Nunca use um tênis de cano baixo. Prefira ele um pouco maior para acomodar bem o seu calcanhar
– O revestimento deve ser almofadado principalmente ao entorno do calcanhar- é onde os pés fazem maior atrito caminhando.
– A palmilha é só vendo mesmo. Tem algumas de má qualidade e vão esfarelar em 1 volta na lagoa (rs) . Se você notar que a palmilha tem uma borracha meio amarela,  “corre do tênis” , é fria.
Importante: o solado tem que ter uma borracha bem aderente. A maioria dos solados são de poliuretano – são mais pesados e não flexionam tanto – outros mais comuns são de  EVA (Etileno Vinil Acetato), uma borracha mais leve e flexível e mais indicada para caminhadas. Além dela existe uma borracha de tecnologia chamada Carbon rubber que utiliza uma mistura de borracha sintética com carbono (é leve e resistente), mas se você quiser mesmo “levitar”,  utilize uma sola de tecnologia Blown rubber, que tem ar injetado na borracha para torná-la mais macia e leve, porém com menor durabilidade.
–  A parte de trás do Tênis é chamada de calcâneo, é responsável pela estabilidade, impulsão e amortecimento. verifique se o tênis tem algum sistema de amortecimento na sola do calcanhar, isso vai eliminar uma série de problemas, principalmente dores nas musculaturas e ligamentos.

O tênis tem que ser confortável. tem que ser leve, com boa aderência no chão.
Não existem muitas opções interessantes além de Mizuno (para mim o melhor), Nike, Adidas, Asics e  Olimpykus,
Outras marcas tem tênis com as características iguais as que eu listei, a diferença é que duram menos, deformam mais rápido e podem soltar cheiro forte por causa da cola quando a palmilha ou a sola se desprendem.

No quesito preço, para quem não está disposto a pagar mais do que R$500,00 por um par, aconselho procurar os modelos antigos das marcas principais. Hoje em dia os fabricantes lançam um modelo atrás do outro, e os que saem de linha ficam bem mais baratos,  na média R$200,00.

lembrando que sempre é bom antes de comprar seu tênis, realizar um teste para descobrir seu tipo de pisada e preferencialmente a consulta de um ortopedista para aconselhamento profissional.

16 comentários sobre “Dicas para a escolha do melhor tênis de caminhada

  1. Boa noite, adorei a dica sobre o tênis para caminhadas longas, já fiz a pé da Vila Tonana-SP, até Aparecida do Norte, no vale do Paraíba.
    Consegui cumprir meu objetivo, mas acabei com os meia pés.
    Desta vez vou fazer um trecho de Santiago
    Da Compostela.
    Obrigada pela dica, vou tentar usar todas.

    Curtir

  2. Bom dia,
    foi muito esclarecedor seu artigo, porém tenho ainda algumas dúvidas. Comecei a caminhar há pouco tempo, estou bem acima do peso, o que dificulta em muito, e tenho a pisada para fora o que faz com que eu vire muito o pé. A cidade onde moro é ladeira. Gostaria de uma orientação a respeito de que tipo de tênis devo comprar, pois fui informada que do jeito que eu piso tenho que escolher o tênis certo para evitar futuros problemas. Fico aguardando uma resposta. Obrigada.

    Curtir

    • Olá Valéria,
      Indicar um tênis é uma tarefa difícil porque a escolha depende de características pessoais, adaptação e condições de uso.
      Cada pessoa tem um tipo de pé e um tipo de pisada.
      Um tênis errado pode provocar sérias lesões.
      O ideal é o aconselhamento de um profissional especializado (ortopedista ou fisioterapeuta) que possa indicar o tênis mais apropriado.

      Curtir

  3. Melhor definição possível!
    Bati perna hoje o dia todo atrás de presentes de Natal com um All Star, o que moeu meus pés (meus calcanhares não querem nem falar comigo a essa hora!).
    Parabéns pela iniciativa!

    Curtir

  4. Olá muito útil seu blog, uma observação, vc que conhece mais de tênis, comprei um mizzuno pois estava acostumada com Asics e Nike , para caminhada, só que a numeração é bem maior não é? comprei n 34 e ficou enorme no meu pé, ao verificar a etiqueta ,está 5,5 idem ao asics, como assim? é maior mesmo?

    Curtir

    • Olá Elida, na verdade não há como padronizar “com precisão” o tamanho de um tênis. Existem muitos modelos métricos. O tamanho é medido pelo pé partindo da extremidade do dedo maior até a base final do calcanhar, teoricamente todos deveriam ser iguais não é? Entretanto não é isso que acontece. Nos estados unidos por exemplo um calçado com a medida 5,5 serviria para uma pessoa com o tamanho do pé igual a 22,5 cm. Essa mesma medida na Inglaterra serviria para uma pessoa com o pé de 24,5 cm (uma variação de 2 cm) que é muito ! Adota-se então uma tabela internacional que parte da medida americana, com isso um tênis 34 no BRA equivale à medida 5,5 americana. A medida informada no seu tênis está correta e é igual ao seu antigo Asics. O que pode ter acontecido é o tênis ter sido fabricado fora dos EUA, utilizando a tabela americana na informação do tênis (acho isso improvável) outra hipótese está no material utilizado e no design do seu novo Mizuno. A palmilha, a largura lateral (não o comprimento), o sistema de amortecimento do calcanhar e o revestimento de espuma interno do calcanhar também podem influenciar no tamanho, ou melhor.. na “acomodação” do seu pé. Mesmo com tudo isso a diferença não seria tão grande como você comentou. (pode ter sido um erro na produção?). Encaminhei seu comentário para alguns amigos que conhecem bem o tema, se eu receber alguma resposta diferente eu envio. Seria legal você encaminhar para a Mizuno também. Obrigado por compartilhar seu comentário aqui no blog.

      Curtir

    • Olá José Luiz. O sistema de amortecimento é um sistema desenvolvido pelos fabricantes, faz parte da estrutura do calçado assim como a sola, o cabedal, etc.
      Não existe amortecimento ou gel. O que existe é que o sistema de amortecimento pode ser fabricado com diversas tecnologias ou materiais, o Gel é uma delas, silicone, EVA que é uma borracha especial composta (Etil Vinil Acetato), outros sistemas são feitos em poliuretano termoplástico.
      Existe um site muito interessante sobre tênis que talvez você possa gostar. Acesse:

      Curtir

  5. Meu grande Flavio. Mais uma dica extraordinária, dessa vez, sobre a escolha de Tênis. Como você deve ter notado. Deixo para ler seu Blog sempre que consigo um tempo para abrir a mente e desfrutar de suas dicas. Saudade grande de você meu irmão. Fique com Deus e parabéns pela qualidade do seu Blog.

    Curtir

Deixe um comentário